Em comunhão com a Igreja, colaboradores do Anchietanum celebraram a memória do Papa Francisco, a missão da juventude e a vida partilhada na espiritualidade inaciana
Guilherme Freitas via Anchietanum
No último dia 25 de abril, os colaboradores contratados que compõem a equipe ampliada do Centro MAGIS Anchietanum se reuniram para um momento especial de celebração, marcado pela oração, pela gratidão e pela convivência. A iniciativa reforçou o espírito comunitário e renovou o compromisso com a missão de acompanhar a juventude a partir da espiritualidade inaciana.
Um dos destaques da programação foi o momento de oração em memória do Papa Francisco. Assim, o Anchietanum se colocou como parte integrante da Igreja, que, como corpo místico, se une para render graças a Deus pela vida do Papa e para rogar que o Senhor continue a conduzir sua Igreja.
Durante a reflexão, o Secretário para Juventude e Vocações e Diretor do Anchietanum, Pe. Edson Tomé, SJ, partilhou com a equipe sua emoção: não apenas a dor da saudade, mas, sobretudo, o reconhecimento pelo bem imenso que o Papa Francisco proporcionou à Igreja e às pessoas. Pe. Tomé, SJ, destacou o testemunho de um jesuíta que buscou mostrar a face amorosa e carinhosa de Deus e como seu legado impulsionou também a caminhada da Rede MAGIS Brasil.
Outro motivação para ação de graças foi a celebração pelo êxito da campanha “Pela Vida de Todas as Mulheres”, promovida pela Rede Inaciana de Juventude, com significativa participação do Anchietanum. A equipe recordou, em oração, a vida e a força das mulheres que integram o centro e toda a rede.
A celebração eucarística reuniu a equipe ampliada: o Secretário Executivo do Eixo Vocações, Ir. Douglas Turri, SJ; o Coordenador dos eixos Pedagogia da Formação, Voluntariado e Inserção Sociocultural, Giovani do Carmo; o Coordenador de Comunicação da Rede MAGIS Brasil, Guilherme Freitas; a Gerente do Anchietanum, Alessandra Custódio; o Coordenador de Pastoral do Centro, David Cordeiro; o Pastoralista do Centro, Pedro Marim; o Analista Administrativo do Centro, Marcos Carrara; e os Auxiliares de Serviços Gerais, Letícia Pereira e Valdecir Barbosa.
Durante a celebração, cada membro foi convidado a apresentar suas intenções pessoais e comunitárias, lembrando as missões realizadas, os projetos sonhados e os desafios vividos. Mais que uma celebração formal, foi um exercício de colocar a vida inteira diante de Deus, reconhecer suas bênçãos e oferecer-se novamente para a missão, à luz da espiritualidade inaciana de “buscar e encontrar Deus em todas as coisas”.
Após a celebração, a equipe compartilhou um almoço fraterno, tempo de convívio que favoreceu ainda mais o fortalecimento dos laços de amizade e serviço da equipe. A pausa para rezar, agradecer e celebrar a vida reforçou a consciência de que, na missão, é fundamental cultivar também a dimensão comunitária e a gratidão, reconhecendo que a vida é dom e chamado.




