Centro MAGIS Anchietanum realiza 2º módulo do Espaço Projeto de Vida

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Jovens refletem acerca das realidades e desafios que abarcam a construção de qualquer projeto de vida

Robson de Oliveira via Centro MAGIS Anchietanum

O final de agosto foi marcado pelo 2° módulo do Espaço Projeto de Vida realizado nas dependências do Centro MAGIS Anchietanum, na capital paulista. Conduzindo os jovens que já iniciaram o processo de acompanhamento no ano de 2023, os diversos colaboradores avançaram presencialmente na construção de um futuro cheio de esperança.

O itinerário proposto para o segundo módulo parte de uma constatação importante: todo projeto de vida é situado em uma realidade. Isto é, ele se realiza em determinado contexto sócio-histórico que oferece possibilidades e limites, desafios e circunstâncias para a sua realização. Desse modo, ajudar os e as jovens a compreender a realidade em que se vive é ajudar a construir um projeto de vida com autonomia e reconhecer o lugar de onde parte essa jornada.

Um olhar para as circunstâncias

Todas as atividades e temas propostos no módulo buscam favorecer um olhar para as circunstâncias pessoais e sociais, ajudando o e a jovem a dar-se conta de sua classe social, sua etnia, país em que nasceu, as conjunturas específicas do tempo em que se vive, criando condições para a elaboração de um projeto de vida que leve em conta as aspirações pessoais e as reais habilidades e possibilidades oferecidas pela realidade existente.

“O módulo motivou que os/as participantes olhassem a realidade em que cada um está inserido, aos moldes como a Trindade contempla o mundo no Exercício da Encarnação (n. 101-109) rezando a presença de um Deus que se encarna, age e transforma e inspira a humanidade”, acrescentou ainda o pastoralista responsável pela atividade, Robson Oliveira.

O pastoralista ainda afirmou que também é importante perceber a realidade como um lugar que vivemos socialmente interligados com outras pessoas e com a natureza e é a partir disso que iremos intervir e transformar a realidade.

Ao final, fomos provocados a rezar pela intervenção de Deus no mundo através da pessoa de Jesus e do Reino de Deus, tendo como horizonte e inspiração para a construção do nosso Projeto de Vida. A prática contou com momentos de oração pessoal, oração comunitária, dinâmicas, grupos de partilhas e acompanhamento pessoal.

A atividade Espaço Projeto de Vida ainda terá mais um módulo, no qual os e as jovens vão poder efetivamente escrever seus projetos de vida, tendo consciência da sua história pessoal, do meio social em que está inserido e das potencialidades diante disso.

Veja mais imagens dessa atividade aqui

Centro MAGIS Anchietanum promove a semana do Voluntariado Jovem para os estudantes da RJE

Estudantes de três colégios da Rede Jesuíta de Educação (RJE) vivenciam a campanha “Ser mais com os demais” em São Paulo/SP

Centros MAGIS participam de II Seminário vocacional com temática sobre mundo digital

Evento discutiu a necessidade de adaptar a evangelização às transformações digitais, destacando a importância da pedagogia vocacional nos ambientes virtuais

Centro MAGIS Anchietanum celebra São Pedro com tradicional arraiá

Arraiá do Anchietanum reuniu jovens, jesuítas e colaboradores para uma noite de alegria, dança e comidas típicas

Centro MAGIS Anchietanum Inicia Itinerário Formativo no PROVOCA SANFRA

Evento reúne 120 jovens para discutir Projeto de Vida e a Campanha Inter-redes Ser Mais Com os Demais