“Juventude e Cidadania”: Centro MAGIS Anchietanum realiza Espaço de Coordenadores

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

O evento contou com a parceria da Pastoral da Juventude RegionaL Sul I e a presença do Deputado Federal Guilherme Boulos

Beatriz Punça via Centro MAGIS Anchietanum  

No final de semana do dia 12 ao dia 14 de abril, o Centro MAGIS Anchietanum sediou mais uma de suas atividades: Espaço de Coordenadores, um lugar de troca de experiências e de aprendizado, construído a partir da realidade dos grupos de jovens, com a intenção de oferecer ferramentas e recursos metodológicos para o trabalho dos/as coordenadores/as, lideranças, membros/as e assessores/as de grupos juvenis.
Nessa atividade, o Centro buscou trazer as reflexões mais recentes a respeito do fenômeno juvenil e da realidade pastoral. A proposta foi baseada nas cinco dimensões da formação integral e organizada a partir de quatro eixos temáticos: metodologia; mística e espiritualidade; cidadania; relações humanas.

Fotos: Equipe de audiovisual do Guilherme Boulos / Ronnaldh Alexandre

Evento de abertura

A edição de abril abordou o tema “Juventude e Cidadania” e coincidiu com o período da Semana da Cidadania (Sdc) das Pastorais de Juventude da Igreja no Brasil, uma atividade formativa permanente trabalhada todos os anos à nível nacional e em sintonia com a CNBB, que esse ano teve como tema: “Caminhos para a empatia: Superando a aporofobia no exercício da cidadania.” E lema: “Construindo pontes: Juventudes na luta contra a exclusão social e a aversão aos empobrecidos.”

Na sexta (12), o início do EDC contou também com a abertura da Semana da Cidadania da PJ do Regional Sul 1. A primeira conferência foi protagonizada pela Deputado Federal Guilherme Boulos que se debruçou a partir do tema e lema da Semana da Cidadania, através de uma contextualização histórico-social, da identificação da exclusão social e pistas de como superar e combater a aporofobia em São Paulo. Alguns dos/das presentes realizaram perguntas voltadas ao tema que confirmaram a necessidade de seguir aprofundando pautas como essa.

Fotos: Equipe de audiovisual do Guilherme Boulos / Ronnaldh Alexandre

No segundo bloco da abertura, a Coordenadora Nacional da PJ, Mônica Moreno, e Geovana Chaves da Coordenação Regional, ambas à serviço do Regional Sul 1, apresentaram o histórico da Semana da Cidadania e sua importância, além de apresentarem também algumas dicas de como aproveitar da melhor maneira o material publicado.

Para encerrar a noite, os/as presentes foram convidados/as a fazer perguntas, ressonâncias e partilhas, sobre a utilização do material das atividades permanentes em outras edições e nesse momento, um importante ressoar intergeracional foi realizado, no qual diversas pessoas, cada uma com sua bagagem e experiência, apresentou caminhos para trabalhar assuntos como esses em grupos juvenis, das mais variadas realidades.

Fotos: Equipe de audiovisual do Guilherme Boulos / Ronnaldh Alexandre

Espaço de Coordenadores

A partir do tema Juventude e Cidadania, os jovens presentes tiveram a oportunidade de trabalhar temáticas como: Realidade e relações sociais; Participação e políticas públicas de juventude; Direitos Humanos; Cristianismo e cidadania.

No sábado, dia 13 de abril, a turma que permaneceu no Centro para dar continuidade ao EDC, dedicou a parte da manhã para aprender ou/e se aprofundar sobre análise de conjuntura, a partir de exercícios práticos, com notícias atuais a partir da conjuntura do tempo em que Jesus viveu, identificando os principais elementos a serem analisados em cada um dos contextos.

Além disso, no “Circuito de Direitos Humanos”, puderam vivenciar, a partir de oficinas culturais e artísticas, como esses direitos podem ser traduzidos e reivindicados de diversas formas, para isso, contamos com os/as convidados/as Larissa Barreiros, Ronnaldh Oliveira, Kaylane Ribeiro e Pedro Melo.

Para encerrar, os/as jovens refletiram toda a manhã do domingo sobre o compromisso social do cristão, com a contribuição dos pastoralistas Caci Amaral e do Thiesco Crisóstomo.

Peregrinos da Ressurreição: Elas se lembraram das palavras

Por Alessandra Custodio “…Por que vocês procuram entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está aqui. Ressuscitou!” (Lc 24,5-6)¹ . O anúncio na madrugada daquele dia àquelas mulheres quebra o silêncio e a distância, a Luz se faz presente e o medo já não existe mais. Há a esperança de reencontrá-lo e são […]

Anchietanum se reúne para preparar Experiência MAGIS De Inserção Sociocultural

Reunião virtual reuniu oito representantes da Rede Jesuíta de Educação e do Centro MAGIS Anchietanum com objetivo de alinhar datas, definir tarefas e articular frentes de atuação da Experiência MAGIS de Inserção Sociocultural

Vigília ecumênica marca início da Semana Santa com oração no estilo Taizé

Encontro reuniu cerca de 100 pessoas na Paróquia Imaculada Conceição, em São Paulo, promovendo unidade entre diferentes tradições cristãs

Conversão e Solidariedade é tema da Tarde de Espiritualidade

Com tema inspirado em Isaías 43,19, encontro reuniu jovens e adultos em São Paulo para momentos de oração, partilhas e missa, com arrecadação de alimentos destinados ao Conselho Indigenista Missionário (CIMI)