Centro MAGIS Anchietanum realiza seminário celebrativo de seus 70 anos

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

O evento teve como objetivo refletir as realidades juvenis no pós-pandemia, bem como relembrar a história do Anchietanum no percurso da evangelização de jovens e trazer pistas para bem acompanhar as juventudes

Clara Mabele via Centro MAGIS ANCHIETANUM

Neste ano de 2023, o Centro MAGIS Anchietanum celebra 70 anos de existência! O espaço, que inicialmente foi um Seminário Menor da Companhia de Jesus, atualmente é um centro de juventude que preserva a missão de ser uma presença afetiva e efetiva em meio aos e às jovens. Não há como celebrar o presente e sonhar o futuro de um lugar tão importante sem fazer memória agradecida do caminho percorrido até aqui. Pensando nisso, nos dias 01 e 02 de setembro, foi realizado o Seminário dos 70 Anos do Anchietanum, um caminho de formação, reflexão e aprofundamento desse jubilar que aconteceu no próprio Centro MAGIS, localizado no bairro Sumarezinho, em São Paulo/SP.

Nesses dois dias, em torno de 50 pessoas – entre jovens, jesuítas, colaboradores e parceiros de obras do Núcleo Apostólico e de outras instituições – puderam participar de mesas sobre a realidade juvenil, a história do Anchietanum a partir de diferentes enfoques, a evangelização das juventudes e painéis temáticos.

A programação contou com a assessoria de grandes nomes na área da pesquisa sobre juventudes, como a socióloga Helena Abramo, que, na sexta-feira (01), fez uma análise conjuntural da realidade juvenil, com dados estatísticos e reflexões que nos ajudam a entender as necessidades dos jovens aos quais somos chamados a servir.

No sábado (02), foi possível saborear as palavras e experiências do Pe. Edison de Lima, SJ (Diretor do Anchietanum entre 2006 e 2009), da Vanessa Correia (colaboradora da casa entre 2007 e 2021) e do Pe. Edson Tomé, SJ (atual Diretor do Anchietanum), acerca da história e da missão do Anchietanum na perspectiva da evangelização, da formação e do acompanhamento de jovens, ajudando-nos a contextualizar ainda mais as reflexões realizadas no dia anterior.

A tarde se estendeu com painéis muito ricos sobre saúde mental, justiça socioambiental e povos indígenas; mundo do trabalho e vulnerabilidade; além de projeto de vida e formação integral, todos com o recorte social das juventudes. Para encerrar as reflexões, o Pe. Fábio Antunes (Diretor do Centro Bíblico Teológico Pastoral para América Latina e Caribe – Cebitepal / CELAM) dividiu a mesa com o Pe. Carlos Alberto Contieri, SJ, Superior do Núcleo Apostólico São Paulo, para apontarem caminhos e perspectivas em um novo ciclo apostólico no contexto da evangelização das juventudes. O Pe. Contieri afirmou que o seminário foi um “momento de muita gratidão, momento em que a gente também se deixa impulsionar pelos desafios que Deus suscita em cada um para que possamos ser de fato uma fonte de luz para nossos irmãos e irmãs e uma oportunidade para que, recordando afetivamente essa história longínqua, nós possamos nos comprometer a nos aproximar das juventudes de forma afetiva e institucional”.

É importante destacar também que o evento faz parte do processo de planejamento apostólico que é realizado pelo Centro MAGIS Anchietanum para que seja possível fortalecer aquilo que já é bom no acompanhamento, formação e evangelização de jovens e aprimorar aquilo que pode melhor conduzir ao magis na resposta aos apelos das juventudes.

O encerramento do seminário ocorreu na capela, lugar onde se entra para louvar ao Senhor e se sai para amar os irmãos, com a celebração eucarística presidida pelo Pe. Contieri, SJ, e concelebrada pelos padres Edson Tomé, SJ, e Marcos Vinícius, SJ. Unidos em comunhão, todos os presentes puderam iluminar com a Palavra suas vidas de doação e serviço às juventudes, confirmando no coração o desejo de sempre ajudá-las a construírem futuros cheios de esperança.

Confira mais imagens clicando AQUI.

Centro MAGIS Anchietanum promove a semana do Voluntariado Jovem para os estudantes da RJE

Estudantes de três colégios da Rede Jesuíta de Educação (RJE) vivenciam a campanha “Ser mais com os demais” em São Paulo/SP

Centros MAGIS participam de II Seminário vocacional com temática sobre mundo digital

Evento discutiu a necessidade de adaptar a evangelização às transformações digitais, destacando a importância da pedagogia vocacional nos ambientes virtuais

Centro MAGIS Anchietanum celebra São Pedro com tradicional arraiá

Arraiá do Anchietanum reuniu jovens, jesuítas e colaboradores para uma noite de alegria, dança e comidas típicas

Centro MAGIS Anchietanum Inicia Itinerário Formativo no PROVOCA SANFRA

Evento reúne 120 jovens para discutir Projeto de Vida e a Campanha Inter-redes Ser Mais Com os Demais