Atividade que utiliza a ferramenta do eneagrama, à luz da espiritualidade inaciana, colabora para que jovens aprofundem-se no autoconhecimento e no conhecimento de Cristo
Clara Mabeli via Centro MAGIS Anchietanum
No último final de semana (19 e 20), o Centro MAGIS Anchietanum localizado em São Paulo/SP acolheu o terceiro módulo da Escola dos Afetos: Espiritualidade Inaciana e Eneagrama. Organizada em 4 módulos presenciais, a proposta é voltada a jovens entre 20 e 35 anos, buscando ajudá-los/as a identificar suas características mais relevantes para reconhecer suas personalidades, explorar suas potencialidades e, de forma acolhedora, integrar suas fragilidades, a fim de aumentar sua compreensão de si, do próximo e de Deus.
Este módulo contou com a presença de 16 jovens que foram levados a refletir acerca das asas e dos instintos do eneagrama com inspiração nas matérias de oração da Segunda Semana dos Exercícios Espirituais, como a encarnação de Cristo, as imagens de Deus e o discernimento.
A programação contou com momentos de oração comunitária, tempos de oração pessoal, grupos de partilha, formação expositiva e vivências lúdicas que – por meio da arte – auxiliam a expressar e elaborar os sentimentos experimentados ao longo do itinerário da atividade.
O jovem Leo Luna, que já participou de inúmeras atividades, partilhou que a Escola dos Afetos tem sido uma das experiências mais profundas já vividas por ele no Anchietanum. “Usar o eneagrama e a espiritualidade inaciana juntos torna tudo mais profundo ainda. A oração faz a gente perceber muito claramente o movimento do bom espírito na nossa vida”, disse Leo, motivando que mais jovens vivam este itinerário.
O encerramento se deu com a celebração eucarística presidida pelo diretor do Centro, Pe. Edson Tomé Pacheco Silva, SJ, seguida da tradicional foto na escadaria. Os e as participantes saíram animados/as, com expectativas boas para o último módulo, que acontecerá no final de semana de 21 e 22 de outubro, em que serão chamados/as a revisar todo o conteúdo e colher os frutos, relacionando com a morte e ressurreição de Cristo.
Você pode conferir as fotos desse encontro clicando aqui.