Centro MAGIS Anchietanum reúne mais de 100 jovens em Exercícios Espirituais

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

A Edição já tradicional que ocorre no período do Carnaval foi realizada no Mosteiro de Itaici em Indaiatuba/SP

Ronnaldh Oliveira via Centro MAGIS Anchietanum

Os Exercícios Espirituais são um método de oração que ajuda a criar proximidade e intimidade com Deus, através do contato com as escrituras, com o outro e com a realidade, considerando a pessoa toda, em sua realidade psicológica, social, familiar, afetiva e eclesial.

O Centro MAGIS Anchietanum adaptou o método de oração de Santo Inácio, criando os Exercícios Espirituais Para Jovens (EEJ). Eles são organizados em cinco etapas e ajudam o jovem a viver uma experiência pessoal de oração, abrindo-se para o envolvimento com o Projeto de Deus, no serviço aos irmãos, à Igreja e à sociedade, por meio do silêncio, da oração pessoal e comunitária, do acompanhamento espiritual e da partilha.

Como já é tradição na programação do Centro MAGIS Anchietanum, mais de 100 jovens puderam participar dos Exercícios Espiritais para Jovens nas dependências do Mosteiro de Itaici em Indaiatuba, interior paulista nos quatro dias destinados a comemoração do Carnaval em todo o país.

Cumprindo as Preferências Apostólicas Universais

Os mais de 300 envolvidos entre participantes e colaboradores buscaram cumprir a meta da Primeira Preferência Apostólica Universal da Companhia de Jesus – Levar a uma experiência de Deus por meio dos Exercícios Espirituais e do Discernimento – e da Terceira Preferência Apostólica Universal – Acompanhar as Juventudes na Construção de um Futuro cheio de Esperanças.

Avançar no processo de amadurecimento espiritual

Para a jovem Luiza Camargo de Ourinhos/SP que já está na Terceira Etapa, participar dos Exercícios Espirituais é uma grande oportunidade de rever passos e traçar projetos: “Já estou na Terceira Etapa, participar dos exercícios é sempre uma oportunidade de avançar no processo de amadurecimento espiritual, que é tão importante para nossa caminhada de fé dentro das comunidades. Me humaniza, e inspira a se comprometer com as pessoas, com a ecologia e, sobretudo, com aqueles que mais precisam. Com essa experiência, vou descobrindo também novos sentidos para aquilo que faço e sou”.

O Secretário para Juventude e Vocações da Província dos Jesuítas no Brasil e também Diretor do Centro MAGIS Anchietanum, padre Edson Tomé Pacheco, SJ, enfatiza a disponibilidade dos jovens em participarem, bem como na generosidade das contribuições para que o encontro acontecesse: “É muito bonito passar pelos corredores do Mosteiro e encontrar centenas de jovens rezando, em silêncio, deixando os barulhos do carnaval para o Encontro com o Sagrado que há neles, no outro e em Deus. Considero também a responsabilidade que cada um deles teve com a atividade, contribuindo financeiramente como puderam. Sabem que há um custo alto para isso, por isso aproveitam da forma mais intensa possível”.

O encontro envolve em sua organização, leigos colaboradores do Centro MAGIS Anchietanum, jesuítas estudantes, padres e religiosas.

Centro MAGIS Achietanum realiza Tarde de Espiritualidade com temática pascal

Ao convidar os presentes a rezarem a partir da vida com o Cristo Ressuscitado, o Centro MAGIS oportunizou os presentes a uma fé enraizada no compromisso com o próximo

Relação filial com Deus: Anchietanum realiza Escola dos Afetos

Os 30 jovens envolvidos terão mais três módulos durante o ano

Centro MAGIS Anchietanum realiza Escola da Fé para jovens

“Toda celebração cristã é memorial da Páscoa de Jesus Cristo e, nesse sentido, contém elementos de festa pascal. Entretanto, para que as comunidades cristãs e cada pessoa possa realmente fazer da sua vida uma Páscoa contínua, cada ano a Igreja retoma o costume de consagrar com mais intensidade um tempo especial para preparar e celebrar a memória da morte e ressurreição de Jesus” destaca Pe. Creômenes, SJ.

Já está disponível o Roteiro de vivências comunitárias para jovens na Semana Santa

A partir da estrutura do Ofício Divino e envolvidos pela Espiritualidade Inaciana, convidamos a todos e todas a baixarem este roteiro!