Centro MAGIS Anchietanum reúne mais de 100 jovens em Exercícios Espirituais

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

A Edição já tradicional que ocorre no período do Carnaval foi realizada no Mosteiro de Itaici em Indaiatuba/SP

Ronnaldh Oliveira via Centro MAGIS Anchietanum

Os Exercícios Espirituais são um método de oração que ajuda a criar proximidade e intimidade com Deus, através do contato com as escrituras, com o outro e com a realidade, considerando a pessoa toda, em sua realidade psicológica, social, familiar, afetiva e eclesial.

O Centro MAGIS Anchietanum adaptou o método de oração de Santo Inácio, criando os Exercícios Espirituais Para Jovens (EEJ). Eles são organizados em cinco etapas e ajudam o jovem a viver uma experiência pessoal de oração, abrindo-se para o envolvimento com o Projeto de Deus, no serviço aos irmãos, à Igreja e à sociedade, por meio do silêncio, da oração pessoal e comunitária, do acompanhamento espiritual e da partilha.

Como já é tradição na programação do Centro MAGIS Anchietanum, mais de 100 jovens puderam participar dos Exercícios Espiritais para Jovens nas dependências do Mosteiro de Itaici em Indaiatuba, interior paulista nos quatro dias destinados a comemoração do Carnaval em todo o país.

Cumprindo as Preferências Apostólicas Universais

Os mais de 300 envolvidos entre participantes e colaboradores buscaram cumprir a meta da Primeira Preferência Apostólica Universal da Companhia de Jesus – Levar a uma experiência de Deus por meio dos Exercícios Espirituais e do Discernimento – e da Terceira Preferência Apostólica Universal – Acompanhar as Juventudes na Construção de um Futuro cheio de Esperanças.

Avançar no processo de amadurecimento espiritual

Para a jovem Luiza Camargo de Ourinhos/SP que já está na Terceira Etapa, participar dos Exercícios Espirituais é uma grande oportunidade de rever passos e traçar projetos: “Já estou na Terceira Etapa, participar dos exercícios é sempre uma oportunidade de avançar no processo de amadurecimento espiritual, que é tão importante para nossa caminhada de fé dentro das comunidades. Me humaniza, e inspira a se comprometer com as pessoas, com a ecologia e, sobretudo, com aqueles que mais precisam. Com essa experiência, vou descobrindo também novos sentidos para aquilo que faço e sou”.

O Secretário para Juventude e Vocações da Província dos Jesuítas no Brasil e também Diretor do Centro MAGIS Anchietanum, padre Edson Tomé Pacheco, SJ, enfatiza a disponibilidade dos jovens em participarem, bem como na generosidade das contribuições para que o encontro acontecesse: “É muito bonito passar pelos corredores do Mosteiro e encontrar centenas de jovens rezando, em silêncio, deixando os barulhos do carnaval para o Encontro com o Sagrado que há neles, no outro e em Deus. Considero também a responsabilidade que cada um deles teve com a atividade, contribuindo financeiramente como puderam. Sabem que há um custo alto para isso, por isso aproveitam da forma mais intensa possível”.

O encontro envolve em sua organização, leigos colaboradores do Centro MAGIS Anchietanum, jesuítas estudantes, padres e religiosas.

Anchietanum promove exercícios espirituais de 8 dias

Os “Exercícios Espirituais de 8 dias” em Taboão da Serra/SP, proporcionando uma profunda experiência de silêncio, meditação e oração. O retiro contou com sete participantes e dois facilitadores do Centro MAGIS Anchietanum. Os participantes destacaram a transformação pessoal e espiritual vivida durante o evento.

Participantes do Projeto de Vida 2018 compartilham suas jornadas após cinco anos

Em um encontro remoto, ex-participantes do Projeto de Vida do Anchietanum revivem experiências e refletem sobre o caminho trilhado desde 2018, fortalecendo laços e renovando compromissos espirituais

Centro MAGIS Anchietanum promove a semana do Voluntariado Jovem para os estudantes da RJE

Estudantes de três colégios da Rede Jesuíta de Educação (RJE) vivenciam a campanha “Ser mais com os demais” em São Paulo/SP

Centros MAGIS participam de II Seminário vocacional com temática sobre mundo digital

Evento discutiu a necessidade de adaptar a evangelização às transformações digitais, destacando a importância da pedagogia vocacional nos ambientes virtuais