Centros MAGIS participam de II Seminário vocacional com temática sobre mundo digital

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Evento discutiu a necessidade de adaptar a evangelização às transformações digitais, destacando a importância da pedagogia vocacional nos ambientes virtuais

Rafael Belucci via Centro MAGIS Anchietanum com informações de IPV

A Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através do Serviço de Animação Vocacional (SAV-PV), realizou, de sexta-feira (28) a domingo (30), em Caucaia/CE, o II Seminário Vocacional em nível nacional. O encontro proporcionou uma reflexão sobre a animação vocacional no contexto do mundo digital.

Os participantes ressaltaram a necessidade de adaptar a evangelização às transformações digitais. Enfatizaram que a cultura e a pedagogia vocacional devem se integrar aos ambientes digitais, reconhecendo essas plataformas como novos territórios de missão. Destacaram a importância de promover relações humanas e uma comunicação fundamentada nos valores do Evangelho.

Desafios em tempos de mudança

Em uma carta divulgada ao final do evento, os participantes reconheceram que os desafios digitais exigem que a animação vocacional responda aos tempos de mudança. Eles sublinharam que a comunicação deve gerar comunhão, sendo fiel aos valores do Evangelho. A carta também destacou a importância de investimentos em pedagogia vocacional nas comunidades, ressaltando que o itinerário vocacional — despertar, discernir, cultivar e acompanhar — deve ser seguro e estimulante para a criatividade pastoral, inclusive nos contextos digitais.

Presença da Rede Inaciana de Juventude e importância

O diretor do Centro MAGIS Burnier, SJ, Irmão Ubiratan Costa, SJ (Irmão Bira) e o diretor do Centro MAGIS Anchietanum e Secretário para Juventude e Vocações da Província dos Jesuítas do Brasil, Padre Edson Tomé Pacheco, SJ, participaram do encontro. Irmão Bira comentou sobre a relevância da participação da Rede Inaciana de Juventudes no evento: “A confirmação de que não podemos caminhar sozinhos. Se queremos uma Igreja ao lado das juventudes, em movimento, precisamos unir forças. Me fez pensar sobre nossa Campanha Inter-redes, em que estamos tentando mobilizar o olhar da província para a cultura vocacional. Em que todos somos responsáveis por acompanhar, animar e ajudar os jovens a construírem seus projetos de vida.”

Ele também destacou a provocação trazida pelo tema do seminário: “Animação vocacional no mundo digital: Desafios e perspectivas. É aí que as juventudes se encontram, nos espaços virtuais. Precisamos aprofundar como podemos avançar para caminhar junto com eles e elas nesse mundo virtual. Atualizar nosso modo de acompanhamento, de escuta qualificada das juventudes, aprendendo com eles, compartilhando com os outros em parceria.”

Evangelização e comunicação

Refletindo sobre os frutos da temática da comunicação digital, Irmão Bira mencionou uma citação do documento do Dicastério para a Comunicação – “Rumo à presença plena”: “Tudo o que fazemos, com palavras e ações, deveria ter em si o sinal do testemunho. Não estamos presentes nas redes sociais para ‘vender um produto’. Não fazemos publicidade, mas comunicamos a vida, a vida que nos foi concedida em Cristo.” Ele acredita que essa reflexão é crucial para os animadores vocacionais ao utilizarem as redes sociais, ajudando os jovens a questionarem e aprofundarem o Princípio e Fundamento de suas vidas.

Centro MAGIS Anchietanum promove a semana do Voluntariado Jovem para os estudantes da RJE

Estudantes de três colégios da Rede Jesuíta de Educação (RJE) vivenciam a campanha “Ser mais com os demais” em São Paulo/SP

Centros MAGIS participam de II Seminário vocacional com temática sobre mundo digital

Evento discutiu a necessidade de adaptar a evangelização às transformações digitais, destacando a importância da pedagogia vocacional nos ambientes virtuais

Centro MAGIS Anchietanum celebra São Pedro com tradicional arraiá

Arraiá do Anchietanum reuniu jovens, jesuítas e colaboradores para uma noite de alegria, dança e comidas típicas

Centro MAGIS Anchietanum Inicia Itinerário Formativo no PROVOCA SANFRA

Evento reúne 120 jovens para discutir Projeto de Vida e a Campanha Inter-redes Ser Mais Com os Demais