Centro MAGIS Anchietanum sedia Encontro Vocacional Regional

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

A partir da história da Companhia de Jesus na capital paulista, como também das fragilidades que assolam São Paulo, os vocacionados confrontaram seus projetos de vida em meio a vivência comunitária

Aldeman Neto, SJ, via Centro MAGIS Anchietanum

A emenda do feriado da Padroeira do Brasil oportunizou que vocacionados, candidatos ao noviciado e jesuítas participassem dos encontros dos GAVIs (Grupos de Acompanhamento Vocacional Inaciano) espalhados por todo o país. Motivados pela passagem bíblica dos discípulos de Emaús ao peregrinarem em busca do sentido para as suas vidas, o encontro ganhou o tema “500 anos da peregrinação de Santo Inácio a Jerusalém”.

Os 24 jovens, entre jesuítas, candidatos ao noviciado da Companhia de Jesus e vocacionados, se reuniram no Centro MAGIS Anchietanum e, motivados pela peregrinação de Santo Inácio, fizeram um itinerário de reflexão, escuta e caminhada a partir de suas histórias de vida. Foram instigados a contemplar as ações de Deus através do tempo e se perceberam chamados a serem parte integrante de um processo de criação inacabada. Por meio de visitas ao Pateo do Collegio e ao Mosteiro de São Bento, na capital paulista, foram chamados a acolherem traços de como a vida religiosa esteve presente no processo de formação da cidade de São Paulo.

A história de São Paulo

Por meio das partilhas do diretor do Pateo do Collegio, Pe. Carlos Contieri, SJ, e do Vigário da Paróquia São Luís Gonzaga, Pe. Nilson Marostica, SJ, os presentes foram introduzidos à história da missão jesuítica no Brasil colonial e à experiência de peregrinação dos jesuítas Manuel da Nóbrega e São José de Anchieta.

Contato com a fragilidade

Também contaram com a participação de integrantes da casa de acolhida a migrantes e refugiados Dom Luciano, que compartilharam suas experiências de “peregrinações forçadas”. Na Catedral da Sé, a Santa Missa foi celebrada em espanhol para a comunidade migrante latino-americana. Os bons frutos do encontro já apareceram nas partilhas dos momentos comunitários e na celebração presidida pelo Pe. Kleber Chevi, SJ, no domingo. “Frutos capazes de dar sabor à construção de um projeto de vida cheio de esperança”, disse um dos participantes.

Para acessar o álbum de fotos do evento, clique AQUI.

Arraiá do Anchietanum celebra a cultura popular, a amizade e o dom da vida em comunidade

Celebração reuniu jovens, colaboradores voluntários e amigos da casa em uma noite de rito junino, comidas típicas, convivência e quadrilha

Tarde de Espiritualidade – 11 de julho

Entre tantas decisões que marcam a vida, algumas têm o poder de definir caminhos, fortalecer sonhos e dar novo sentido à nossa caminhada. A Tarde de Espiritualidade é um convite para viver esse exercício de escuta e discernimento, inspirado pela experiência de Santo Inácio de Loyola. Com o tema “Com Inácio, aprender a eleger a […]

R.E.D.E

INÍCIO QUEM SOMOS SER + ANCHIETANUM ATUAÇÃO Programação NOTÍCIAS Artigos Contato Cuidado e Proteção X Seja um jesuíta Tecnologia, juventude e humanidade em dialogo A Inteligência Artificial já está transformando nossas relações, escolhas e formas de viver. O Espaço R.E.D.E. convida jovens para um encontro de escuta, reflexão e diálogo sobre os desafios e possibilidades […]

Anchietanum lança o Espaço R.E.D.E., novo projeto pastoral de diálogo, convivência e expressão artística

Projeto pastoral propõe um espaço de escuta, convivência e expressão artística para jovens, integrando diálogo, espiritualidade e construção de vínculos humanos Vinícius Alencar via Centro MAGIS Anchietanum O Anchietanum inicia em junho o Espaço R.E.D.E., novo projeto pastoral voltado às juventudes. A proposta nasce do desejo de criar um lugar permanente de encontro, acompanhamento e […]