Comunicação e Pastoral são temas discutidos em Espaço de Coordenadores no Centro MAGIS Anchietanum

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Evento marcou o primeiro encontro conjunto entre os dois segmentos

Guilherme Augusto 
com colaboração de Nicole Inae, Izabella Borges e Beatriz Punça 

No último final de semana (24 a 26/11), no Centro MAGIS Anchietanum, lideranças jovens que atuam nos seguimentos de Pastoral e Comunicação dos Espaços MAGIS e do Anchietanum, da Articulação Sul e Sudeste, reuniram-se para uma formação com teoria e prática sobre a ação pastoral e comunicacional da Rede Inaciana de Juventude (RIJ), MAGIS Brasil. 

A presença da vice-presidente da Pastoral da Comunicação Nacional (PASCOM), Janaina Gonçalves, enriqueceu o diálogo, fornecendo subsídios sobre a comunicação nos documentos do magistério da Igreja e os principais pontos do Sínodo que abordam essa questão. O coordenador de comunicação da BRA, Paulo Morégola, mediou uma discussão sobre como conceber uma comunicação articulada em rede na Província dos Jesuítas do Brasil.

A Pedagogia de Jesus Comunicador 

Sob a assessoria do Irmão Jorge de Paula SJ, o encontro explorou a pedagogia de Jesus, destacando a dimensão essencial do encontro nas relações humanas e como Jesus, em sua integralidade, permeava a posição de formando e de formador por onde passava. Jenniffer Silva, representando a comunicação da RIJ, apresentou a proposta de práticas comunicativas que o MAGIS Brasil tem adotado em suas redes e falou sobre o Documento do Departamento Vaticano para a Comunicação Social Rumo à Presença Plena. As dinâmicas propostas pelos pastorialistas do Anchietanum provocaram os coordenadores a comunicar o Evangelho e as atividades de diferentes modos.

A colaboradora do Espaço MAGIS Manresa, Nicole Inaê de Oliveira relata que, “as discussões e as atividades tinham o objetivo de trabalhar a comunicação dos espaços MAGIS não apenas como informativa, mas principalmente como formativa, tendo como base a pedagogia de Jesus”.

Um caminho para o magis inaciano 

No último dia de encontro, além da celebração da Eucaristia presidida pelo coordenador do Plano de Candidatos à Companhia de Jesus, Padre Marcos Sacramento, SJ, o coordenador de Comunicação da Rede Inaciana de Juventude, Ronnaldh Oliveira, de forma online partilhou com os presentes o tema “Comunicação para o magis – uma ação para e com os demais”. 

O encontro não apenas levantou pontos cruciais para a continuidade do trabalho com jovens, mas também traçou caminhos para fortalecer a comunicação articulada e eficaz na Rede Inaciana de Juventude. A atividade foi uma oportunidade única de diálogo, aprendizado e construção coletiva de perspectivas para o futuro do MAGIS Brasil nas regiões Sul e Sudeste.

Após esses dias de aprofundamento e trabalhos práticos, os jovens retornam aos seus Espaços embebidos pelo magis, com uma agenda comum para o Regional em 2024 e com o desejo de ser cada vez mais para os demais, na comunicação e em seus trabalhos pastorais, assim como disse a jovem, Izabella Borges, colaboradora do Espaço MAGIS Trindade, buscando “desempenhar um papel fundamental como transmissores do amor de Deus”.

Anchietanum participa de Workshop sobre Captação de Recursos no terceiro setor

“Possibilitou olhar para essa temática sem o olhar mercadológico que é muito comum nessa área” – palavras da pastoralista Beatriz Punça sobre a formação

Centro MAGIS Anchietanum reúne mais de 100 jovens em Exercícios Espirituais

A Edição já tradicional que ocorre no período do Carnaval foi realizada no Mosteiro de Itaici em Indaiatuba/SP

Centro MAGIS Anchietanum realiza Encontro online com Regional Sul e Sudeste

O encontro online contou com a presença de lideranças jovens dos vários Espaços MAGIS do sudeste e sul do país

Centro MAGIS Anchietanum realiza formação sobre mudanças climáticas

A preocupação com o planeta é um dos compromissos assumidos pelo Centro MAGIS Anchietanum e pela Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil