Experiência MAGIS Encarnação conta com presença de voluntários internacionais do Centro MAGIS Anchietanum

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

A 3ª edição da Experiência MAGIS Encarnação, realizada durante os dias 23 a 26 de janeiro, reuniu em Brasília (DF), jovens do Brasil e da Colômbia para um aprofundamento em temas de ecologia integral e justiça social. Os jovens voluntários da Red Juvenil Ignaciana da Colômbia marcaram presença no encontro

David Cordeiro via Centro MAGIS Anchietanum

Desde sua primeira edição em 2022, a Experiência Encarnação consolidou-se como um espaço essencial para a reflexão e ação das juventudes frente às questões sociopolíticas, econômicas, ambientais e culturais que permeiam a história do Brasil. Inspirado pelo princípio inaciano de contemplação e ação, o encontro estimulou os jovens a olharem para a realidade, tomarem consciência dela e atuarem de forma comprometida na construção de um mundo baseado na fraternidade, no respeito e na responsabilidade socioambiental.

Neste ano, de 23 a 26 de janeiro, aconteceu a 3ª edição da Experiência MAGIS Encarnação, que reuniu cerca de 40 lideranças de diversas regiões do Brasil e da Colômbia. O evento promoveu um aprofundamento nos temas da participação política e do engajamento juvenil na realidade concreta do país. Com o tema “Juventudes, Ecologia Integral e Mudanças Climáticas”, a programação trouxe momentos formativos, espiritualidade, inserção em diferentes contextos e partilha de experiências.

Estiveram presentes no encontro o Coordenador de Pastoral do Centro MAGIS Anchietanum, David Cordeiro, bem como a Coordenadora Programática da Red Juvenil Ignaciana da Colômbia, Natalia González, e os jovens voluntários da mesma rede, Erdody Alejandra, Diana Romero, Diego Bonilla e Laura Peña. A vivência reafirmou o compromisso das juventudes com a construção de um futuro sustentável e justo, onde a fé e a política caminham juntas na defesa da criação e da dignidade humana.

“O encontro foi uma experiência profundamente enriquecedora, especialmente nas dimensões da espiritualidade inaciana, socioambiental e fraterna”, partilhou o Coordenador do Centro MAGIS Anchietanum, David Cordeiro. Já os jovens da Red Juvenil Ignaciana da Colômbia destacaram em suas partilhas que a experiência do Encarnação foi transformadora, fortalecendo seu compromisso com a ecologia e a justiça social. Vivenciaram o amor de Deus nas orações, fóruns e nas ações de cuidado com o meio ambiente, além de se inspirarem em um Jesus mais humano, que os motivou a agir em prol do planeta e do próximo. A experiência também os uniu em comunhão, reforçando a importância da ação conjunta para a preservação da “casa comum”.

A 3ª Experiência MAGIS EncarnNAÇÃO reafirmou seu papel na formação e compromisso juvenil com a justiça socioambiental. Os participantes aprofundaram desafios da América Latina, vivenciaram a espiritualidade e fortaleceram laços de fraternidade, assumindo um olhar crítico e engajado. Mais que um evento, o EncarnNAÇÃO é um chamado permanente à ação, unindo a experiência de fé a uma realidade mais encarnada e que proporcione um engajamento dos jovens na transformação social.

Tarde de Espiritualidade inspira jovens e adultos em São Paulo

O encontro, realizado no Centro MAGIS Anchietanum, refletiu sobre o tema “Para Maior Glória de Deus, somos Peregrinos de Esperança”

Jovens de esperança: Ser sinal em meio às adversidades

Por Pedro Marim de Almeida Souza
pós-graduado Lato Sensu em Juventudes: Experiência, Acompanhamento e Projeto de Vida e Gestão da Tecnologia da Informação

Jovens vivenciam jornada de autoconhecimento no Anchietanum 

Encontro reuniu estudantes e educadores do Colégio São Francisco Xavier (SANFRA) para um dia de formação e espiritualidade no Centro MAGIS Anchietanum 

Centro MAGIS Anchietanum participa do Dia Missionário da PJ Belém

O encontro reuniu jovens e assessores em São Paulo para viver a missão e semear esperança, em sintonia com a Ecologia Integral