Vivência formativa e espiritual promoveu convivência simples e serviço nas fronteiras sociais de São Paulo
Guilherme Freitas via Anchietanum com informações de Pedro Marim
A Inserção Sociocultural MAGIS reuniu 16 jovens, entre 18 e 36 anos, no Centro MAGIS Anchietanum, em São Paulo, entre os dias 24 de janeiro e 1º de fevereiro de 2026. A experiência formativa teve como objetivo provocar os participantes a viverem a fé de forma concreta, por meio da convivência simples, do serviço e da espiritualidade inaciana. Jovens de seis estados brasileiros participaram da vivência.
Vindos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Ceará e Paraíba, os participantes integraram uma proposta que une oração, trabalho e formação. A experiência é parte do itinerário formativo do MAGIS Brasil e acontece em contato direto com realidades sociais desafiadoras da capital paulista.
Uma proposta de formação integral
A Experiência MAGIS de Inserção Sociocultural estimula a vivência comunitária de forma despojada, além do engajamento em obras que atuam nas fronteiras da sociedade. Durante a semana, os jovens foram enviados, em pequenos grupos, para projetos que atendem população em situação de rua, pessoas idosas, iniciativas de reciclagem de resíduos e acolhida de refugiados.
Além disso, os finais de semana foram dedicados a momentos mais intensos de formação, reflexão, oração pessoal e comunitária, celebrações e partilhas. Dessa forma, a experiência favoreceu a integração entre ação concreta e aprofundamento espiritual.
Serviço que transforma quem serve
Para Larissa Pires Thurler, de 20 anos, de Nova Friburgo (RJ), a vivência foi transformadora. Ela atuou na Casa de Clara, projeto voltado ao cuidado com pessoas idosas.
“Aprendi que cuidar também é estar presente, reconhecer a dignidade do outro e contribuir para que essas pessoas se sintam vistas e respeitadas. Saí mais sensível, mais consciente e mais comprometida com o cuidado ao próximo”, partilha Larissa.
A jovem destaca que a experiência possibilitou viver, na prática, o ensinamento de Santo Inácio de Loyola sobre “sentir e saborear internamente” a realidade, indo além do conhecimento teórico.
Fé vivida no cotidiano
Emanoel Bezerra Gomes, de 28 anos, de Fortaleza (CE), também ressalta o impacto da experiência em sua vivência de fé.
“Aprendi a ter uma fé atuante e a olhar para o meu próximo como irmão, independente da condição em que ele esteja. Os momentos de partilha e formação me ajudaram a compreender tudo o que vivi”, afirma.
Segundo ele, experiências como a de Inserção Socioculturalsão fundamentais para quem deseja viver de forma coerente a fé cristã e se conhecer mais profundamente.
Compromisso com a missão do MAGIS Brasil
Ao integrar espiritualidade, formação e inserção social, a Experiência MAGIS de Inserção Sociocultural expressa o compromisso do Centro MAGIS Anchietanum, pertencente a Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil, com a formação integral da juventude, em sintonia com as Preferências Apostólicas da Companhia de Jesus. A experiência reforça o chamado a caminhar com os jovens, promovendo uma fé encarnada, comprometida com a justiça social e com o cuidado da vida, especialmente nas periferias humanas e existenciais.
Veja também
Tarde de Espiritualidade abre Ano Pastoral no Anchietanum


