Peregrinos da Ressurreição: Elas se lembraram das palavras

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Por Alessandra Custodio

“…Por que vocês procuram entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está aqui. Ressuscitou!” (Lc 24,5-6)¹ . O anúncio na madrugada daquele dia àquelas mulheres quebra o silêncio e a distância, a Luz se faz presente e o medo já não existe mais. Há a esperança de reencontrá-lo e são imediatamente lembradas do que Ele falou: “Lembrem-se de como ele lhes falou, quando ainda estava na Galileia: É preciso que o Filho do homem seja entregue nas mãos dos pecadores, seja crucificado e ressuscite no terceiro dia. Então elas se lembraram das palavras”. (Lc 24,7-8).

Não há sombra de dúvidas sobre sua presença no meio de nós. Jesus, que passou pela terra fazendo o bem, sofre as dores da humanidade, passa pela noite escura e sombra da morte, mas ao terceiro dia a luz quebra a grande escuridão que pairava sobre a humanidade. Ressuscitou, como disse, Aleluia! 

Neste primeiro dia da semana, três mulheres se dirigem ao túmulo, são elas: Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago (Lc 24,10), o anúncio, a novidade e a surpresa são direcionadas a elas que são convidadas ao protagonismo da notícia. Em meio a uma sociedade discriminatória, a mulher se torna a ponte entre o céu e a terra, o divino se desvela e novamente escolhe os caminhos improváveis para se manifestar. Quem és tu mulher a receber tão preciso dom? 

As três mulheres são testemunhas, elas devem anunciar esta boa nova a todos os homens. Não há com que se escandalizar nem se espantar, da cruz nasceu a vida plena, a vida verdadeira. Foi o Senhor, o Deus do impossível, que, para sempre, rolou a pedra para o lado e começou a abrir os nossos corações, a fim de não acabar a esperança. 

Ele desceu² aos abismos da morte e atravessou-os com a força da sua vida divina, descerrando uma friesta infinita de luz para cada um de nós. Ressuscitado pelo Pai na sua carne, na nossa carne, com a força do Espírito Santo abriu uma nova página para o gênero humano.

Então elas se lembraram das palavras”. (Lc 24,7-8). A partir desta iluminação fica claro, para nós, que a Missão do anúncio do Evangelho não é facultativa, mas insere-se na necessidade do plano de Deus, ao mesmo nível da morte e da ressurreição de Jesus.  O cristão e a cristã, são batizados na morte de Cristo e vivem a vida nova da Ressurreição de Cristo, mas devem viver também, do/e para o anúncio do Evangelho.

O anúncio da esperança eterna se dá no protagonista da voz feminina, a esperança é levada a todos e todas, e como um único raio de luz atravessa o tempo e penetra em nossos corações, peregrinamos sobre o som daquelas três vozes que tinham a escuridão no coração e ao ver que a pedra estava rolada, deram testemunho de algo extraordinário. Caminhamos sobre o suave e ao mesmo tempo estrondoso anúncio: “Ele não está mais aqui, Ressuscitou!” (Lc 24,6)

Que a Luz do Cristo vivo te ilumine, que o teu coração possa explodir de júbilo, o Homem das dores já não está em cativeiro: abriu uma brecha no muro; apressa-se a vir ter convosco³. 

Cantemos: está vivo, ressuscitou! Eis a nossa alegria eis a nossa esperança, não estamos sós, Deus caminha conosco, peregrinamos em seu amor que foi derramado por nós, venceu as trevas e agora vive entre nós.

Uma Santa Páscoa a todos e todas! 

Vivamos na Luz, permaneçamos com a Luz!

Referencias

¹ Bíblia Pastoral, Paulus 2014;
² Homilia da vigília pascal na basílica do Vaticano – A força do Ressuscitado liberta o coração-04 abril 2024;
³ Homilia da vigília pascal na basílica do Vaticano- abril 2024

Peregrinos da Ressurreição: Elas se lembraram das palavras

Por Alessandra Custodio “…Por que vocês procuram entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está aqui. Ressuscitou!” (Lc 24,5-6)¹ . O anúncio na madrugada daquele dia àquelas mulheres quebra o silêncio e a distância, a Luz se faz presente e o medo já não existe mais. Há a esperança de reencontrá-lo e são […]

Anchietanum se reúne para preparar Experiência MAGIS De Inserção Sociocultural

Reunião virtual reuniu oito representantes da Rede Jesuíta de Educação e do Centro MAGIS Anchietanum com objetivo de alinhar datas, definir tarefas e articular frentes de atuação da Experiência MAGIS de Inserção Sociocultural

Vigília ecumênica marca início da Semana Santa com oração no estilo Taizé

Encontro reuniu cerca de 100 pessoas na Paróquia Imaculada Conceição, em São Paulo, promovendo unidade entre diferentes tradições cristãs

Conversão e Solidariedade é tema da Tarde de Espiritualidade

Com tema inspirado em Isaías 43,19, encontro reuniu jovens e adultos em São Paulo para momentos de oração, partilhas e missa, com arrecadação de alimentos destinados ao Conselho Indigenista Missionário (CIMI)