Relação filial com Deus: Anchietanum realiza Escola dos Afetos

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Os 30 jovens envolvidos terão mais três módulos durante o ano

Ronnaldh Oliveira via Centro MAGIS Anchietanum
com informações de Pedro Marim

O Centro MAGIS Anchietanum, cumprindo sua missão de Acompanhar as Juventudes na construção de um futuro cheio de esperanças realizou no final de semana de 23 e 24 de março a atividade intitulada “Escola dos Afetos – Espiritualidade Inaciana e Eneagrama”. A programação foi destinada para jovens de 18 a 35 anos.

Com a proposta de realizar um itinerário de experiências orantes para e com os jovens que desejam realizar um aprofundamento a partir do autoconhecimento, à luz da espiritualidade inaciana e em comunhão com a ferramenta técnica do Eneagrama, colaboradores, acompanhadores de jovens e psicólogos compuseram a equipe que conduziram a programação.

I Módulo

No módulo de abertura, os presentes puderam aprofundar a temática da relação filial com Deus, buscando e reconhecendo-se como criatura “amada em suas particularidades”.
“É um momento para aprofundarmos a nós mesmos. Ter tempo para olhar para nós e nos reconhecermos como filhos de Deus, exatamente como somos, com nossas potencialidades e fragilidades. Perceber isso nos jovens que realizam a Escola dos Afetos é sinal de missão cumprida”, afirma o referencial para a atividade, Pedro Marim.
Os 30 jovens envolvidos farão uma jornada juntos em mais três módulos ao decorrer de 2024.

Eneagrama

O eneagrama é um sistema que permite a compreensão um pouco mais aprofundada das motivações por trás das ações humanas, a partir de nove tipos de personalidade, cada um com características específicas.
A palavra eneagrama é o nome de uma figura geométrica, parecida com uma estrela de nove pontas, dentro de um círculo. Esse símbolo é usado para representar os diferentes perfis como parte de um todo.
Alguns conceitos dessa técnica existem desde a antiguidade, com pensadores como Pitágoras e Platão.
Porém, nos 1950, o boliviano Oscar Ichazo estudou o eneagrama e associou as nove pontas da figura aos atributos que refletem a natureza humana, criando o sistema que conhecemos hoje.

Centro MAGIS Achietanum realiza Tarde de Espiritualidade com temática pascal

Ao convidar os presentes a rezarem a partir da vida com o Cristo Ressuscitado, o Centro MAGIS oportunizou os presentes a uma fé enraizada no compromisso com o próximo

Relação filial com Deus: Anchietanum realiza Escola dos Afetos

Os 30 jovens envolvidos terão mais três módulos durante o ano

Centro MAGIS Anchietanum realiza Escola da Fé para jovens

“Toda celebração cristã é memorial da Páscoa de Jesus Cristo e, nesse sentido, contém elementos de festa pascal. Entretanto, para que as comunidades cristãs e cada pessoa possa realmente fazer da sua vida uma Páscoa contínua, cada ano a Igreja retoma o costume de consagrar com mais intensidade um tempo especial para preparar e celebrar a memória da morte e ressurreição de Jesus” destaca Pe. Creômenes, SJ.

Já está disponível o Roteiro de vivências comunitárias para jovens na Semana Santa

A partir da estrutura do Ofício Divino e envolvidos pela Espiritualidade Inaciana, convidamos a todos e todas a baixarem este roteiro!