Relação filial com Deus: Anchietanum realiza Escola dos Afetos

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Os 30 jovens envolvidos terão mais três módulos durante o ano

Ronnaldh Oliveira via Centro MAGIS Anchietanum
com informações de Pedro Marim

O Centro MAGIS Anchietanum, cumprindo sua missão de Acompanhar as Juventudes na construção de um futuro cheio de esperanças realizou no final de semana de 23 e 24 de março a atividade intitulada “Escola dos Afetos – Espiritualidade Inaciana e Eneagrama”. A programação foi destinada para jovens de 18 a 35 anos.

Com a proposta de realizar um itinerário de experiências orantes para e com os jovens que desejam realizar um aprofundamento a partir do autoconhecimento, à luz da espiritualidade inaciana e em comunhão com a ferramenta técnica do Eneagrama, colaboradores, acompanhadores de jovens e psicólogos compuseram a equipe que conduziram a programação.

I Módulo

No módulo de abertura, os presentes puderam aprofundar a temática da relação filial com Deus, buscando e reconhecendo-se como criatura “amada em suas particularidades”.
“É um momento para aprofundarmos a nós mesmos. Ter tempo para olhar para nós e nos reconhecermos como filhos de Deus, exatamente como somos, com nossas potencialidades e fragilidades. Perceber isso nos jovens que realizam a Escola dos Afetos é sinal de missão cumprida”, afirma o referencial para a atividade, Pedro Marim.
Os 30 jovens envolvidos farão uma jornada juntos em mais três módulos ao decorrer de 2024.

Eneagrama

O eneagrama é um sistema que permite a compreensão um pouco mais aprofundada das motivações por trás das ações humanas, a partir de nove tipos de personalidade, cada um com características específicas.
A palavra eneagrama é o nome de uma figura geométrica, parecida com uma estrela de nove pontas, dentro de um círculo. Esse símbolo é usado para representar os diferentes perfis como parte de um todo.
Alguns conceitos dessa técnica existem desde a antiguidade, com pensadores como Pitágoras e Platão.
Porém, nos 1950, o boliviano Oscar Ichazo estudou o eneagrama e associou as nove pontas da figura aos atributos que refletem a natureza humana, criando o sistema que conhecemos hoje.

Por uma geração de jovens líderes sem ressentimento

Dimas Oliveira, SJ Nos últimos anos, verificou-se uma onda de agressões verbais, acusações e discursos de ódio que inundou as redes sociais digitais, por conta de discussões ideológicas que tinham como pautas as questões políticas, econômicas, socioambientais etc. Pessoas de diversos estratos sociais apresentaram tais comportamentos, contudo a atuação de algumas lideranças juvenis chamou a […]

Afeto e discernimento marcam etapa formativa em SP 

Centro MAGIS Anchietanum promove segundo módulo da Escola dos Afetos com foco em reconciliação interior 

Arraiá do Anchietanum celebra cultura e fé em São Paulo 

O Arraiá do Anchietanum 2025 reuniu 71 pessoas em São Paulo para celebrar a cultura popular e a devoção junina com sustentabilidade e espiritualidade

Jovens da ETE FMC vivenciam módulo do Projeto de Vida 

Atividade com representantes de turma abordou o tema “Contemplar a realidade em que vivo” e integra parceria entre MAGIS Brasil e Rede Jesuíta