Centro MAGIS Anchietanum promove segundo módulo da Escola dos Afetos com foco em reconciliação interior
Por Guilherme Freitas com informações de David Cordeiro
Nos dias 28 e 29 de junho de 2025, o Centro MAGIS Anchietanum realizou, em São Paulo (SP), o segundo módulo da Escola dos Afetos. O encontro reuniu 26 jovens com o objetivo de aprofundar o discernimento espiritual e afetivo. A etapa integrou a continuidade do processo formativo proposto pela iniciativa.
Formação espiritual centrada no afeto
Com o foco na reconciliação interior e no aprofundamento do discernimento pessoal, o segundo módulo da Escola dos Afetos deu continuidade ao itinerário formativo proposto pelo Centro MAGIS Anchietanum. A iniciativa tem como propósito fortalecer a maturidade afetiva e espiritual dos jovens, inspirada na espiritualidade inaciana e voltada ao crescimento humano integral.
Este módulo teve como eixo central a percepção das feridas do pecado e da misericórdia de Deus, propondo um caminho de autoconhecimento e acolhida da própria história. Por meio da oração da primeira semana dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, os participantes puderam acessar memórias, emoções e sentimentos profundos, refletindo sobre sua identidade e suas relações.
Um itinerário de autoconhecimento e reconciliação
Ao longo do encontro, os jovens foram convidados a realizar um exame de consciência que favoreceu a identificação de áreas de integração e desintegração, virtudes e vícios, bem como o reconhecimento de seu “pecado de raiz”. O módulo também proporcionou momentos de reflexão sobre o tipo de personalidade de cada um, com o intuito de fomentar o autoconhecimento e a relação pessoal com Deus.
“Eles acessaram suas feridas, paixões, vícios e virtudes. Com ânimo, generosidade e a misericórdia de Deus, fizeram esse caminho de olhar para dentro de si, reconhecer seu dragão interior, dar nome aos sentimentos e reconciliar-se com eles mesmos e com o Criador”, relatou a colaboradora voluntária, Patrícia Caldeira, 32 anos.
Comunidade e espiritualidade em construção
Além do aspecto pessoal e espiritual, a Escola dos Afetos também se revela um espaço comunitário em construção. A convivência, as partilhas e a escuta ativa marcaram profundamente os participantes, reforçando os laços entre os jovens e fortalecendo a dimensão do cuidado mútuo.
Com uma metodologia inspirada na espiritualidade inaciana e voltada ao crescimento humano integral, a iniciativa tem favorecido processos de cura, amadurecimento e preparação para escolhas conscientes na vida pessoal, comunitária e eclesial.







Veja também: