Após a participação no terceiro e último módulo, os jovens foram encorajados a estabelecer metas concretas para os seus projetos de vida
Robson de Oliveira, via Centro MAGIS Anchietanum
O final do mês de outubro foi marcado pelo terceiro e último módulo do Espaço Projeto de Vida, realizado pelo Centro MAGIS Anchietanum, na capital paulista.
Conduzindo os 21 jovens que iniciaram o processo de acompanhamento em 2023, os diversos colaboradores construíram um caminho de sensibilização e motivação para a elaboração de projetos de vida centrados no tema “os desejos e as possibilidades de vida dos jovens”.
O itinerário proposto para o terceiro módulo parte de uma pergunta importante: “O que eu desejo realizar?”
Este último módulo teve como objetivo ajudar o jovem a identificar o que espera realizar e seus os sonhos e desejos, ajudar a organizar seus planos, além de conhecer e desejar a vontade de Deus para sua vida.
Partindo dessa pergunta, os jovens foram inspirados a olharem para os desejos mais profundos dos seus corações, tendo como referência o discernimento inaciano, a meditação das duas bandeiras (EE 136-148) e a parábola do Joio e do Trigo (Mt. 13, 24-30).
Um olhar para o desejo mais profundo
Todas as atividades e temas propostos no módulo buscaram favorecer um olhar para os desejos e sonhos, oferecendo ferramentas que ajudam a discernir, fazer escolhas e eleger aquilo que vai ser central no seu projeto de vida, a consigna. Após a eleição da consigna, os jovens são provocados a eleger prioridades concretas para cada dimensão da vida.
Transformando os desejos em ações concretas
O exercício mais importante do módulo foi escrever o Projeto de Vida refletindo seus diversos aspectos: formação pessoal, profissão, inserção social, eclesial, autocuidado, relação com família e amigos, relações amorosas e relação com Deus. Para isso, os jovens foram orientados a pensar um projeto para três ou cinco anos seguindo pistas que ajudassem a tornar o projeto de vida dinâmico, contextualizado, realizável.
“O módulo motivou que os/as participantes olhassem para os mais íntimos desejos transcrevendo-os em ações concretas e meios para realizá-los, tudo isso iluminados pela espiritualidade inaciana, pelo desejo de ser mais para os demais e pela história e realidade de cada jovem”, acrescentou o pastoralista responsável pela atividade, Robson Oliveira.
O pastoralista ainda afirmou que projetar a vida é um caminho para a felicidade, traduzido em prioridades, meios e estratégias que permitam que a juventude responda o compromisso com a construção de um futuro de esperança para si e para o mundo.
Ao final, fomos provocados a rezar pelo desejo de ser um fogo que acende outros fogos, renovando as promessas de sermos construtores de um mundo justo, fraterno e solidário. A prática contou com momentos de oração pessoal, oração comunitária, dinâmicas, grupos de partilhas e acompanhamento pessoal.
A atividade Espaço Projeto de Vida 2023 encerra seu itinerário, mas inicia um novo caminho na vida dos jovens por sua experiência de encontro com Deus, com sua história, realidade e com seus sonhos e desejos.
A atividade retornará em 2024 para sensibilizar outros jovens na construção de seus projetos de vida. Acompanhe nossas redes para participar!