Jovens constroem projetos de vida inspirados pelo magis inaciano

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Após a participação no terceiro e último módulo, os jovens foram encorajados a estabelecer metas concretas para os seus projetos de vida

Robson de Oliveira, via Centro MAGIS Anchietanum

O final do mês de outubro foi marcado pelo terceiro e último módulo do Espaço Projeto de Vida, realizado pelo  Centro MAGIS Anchietanum, na capital paulista.

Conduzindo os 21 jovens que iniciaram o processo de acompanhamento em 2023, os diversos colaboradores construíram um caminho de sensibilização e motivação para a elaboração de projetos de vida centrados no tema “os desejos e as possibilidades de vida dos jovens”.

O itinerário proposto para o terceiro módulo parte de uma pergunta importante: “O que eu desejo realizar?”

Este último módulo teve como objetivo ajudar o jovem a identificar o que espera realizar e seus os sonhos e desejos,  ajudar a organizar seus planos, além de conhecer e desejar a vontade de Deus para sua vida.

Partindo dessa pergunta, os jovens foram inspirados a olharem para os desejos mais profundos dos seus corações, tendo como referência o discernimento inaciano, a meditação das duas bandeiras (EE 136-148) e a parábola do Joio e do Trigo (Mt. 13, 24-30).

Um olhar para o desejo mais profundo

Todas as atividades e temas propostos no módulo buscaram favorecer um olhar para os desejos e sonhos, oferecendo ferramentas que ajudam a discernir, fazer escolhas e eleger aquilo que vai ser central no seu projeto de vida, a consigna. Após a eleição da consigna, os jovens são provocados a eleger prioridades concretas para cada dimensão da vida.

Transformando os desejos em ações concretas

O exercício mais importante do módulo foi escrever o Projeto de Vida refletindo seus diversos aspectos: formação pessoal, profissão, inserção social, eclesial, autocuidado, relação com família e amigos, relações amorosas e relação com Deus. Para isso, os jovens foram orientados a pensar um projeto para três ou cinco anos seguindo pistas que ajudassem a tornar o projeto de vida dinâmico, contextualizado, realizável.

“O módulo motivou que os/as participantes olhassem para os mais íntimos desejos transcrevendo-os em ações concretas e meios para realizá-los, tudo isso iluminados pela espiritualidade inaciana, pelo desejo de ser mais para os demais e pela história e realidade de cada jovem”, acrescentou o pastoralista responsável pela atividade, Robson Oliveira.

O pastoralista ainda afirmou que projetar a vida é um caminho para a felicidade, traduzido em prioridades, meios e estratégias que permitam que a juventude responda o compromisso com a construção de um futuro de esperança para si e para o mundo.

Ao final, fomos provocados a rezar pelo desejo de ser um fogo que acende outros fogos, renovando as promessas de sermos construtores de um mundo justo, fraterno e solidário. A prática contou com momentos de oração pessoal, oração comunitária, dinâmicas, grupos de partilhas e acompanhamento pessoal.

A atividade Espaço Projeto de Vida  2023 encerra seu itinerário, mas inicia um novo caminho na vida dos jovens por sua experiência de encontro com Deus, com sua história, realidade e com seus sonhos e desejos.

A atividade retornará em 2024 para sensibilizar outros jovens na construção de seus projetos de vida. Acompanhe nossas redes para participar!

Uma economia com alma: o chamado ético das juventudes

Luiz Felipe Lacerda, Secretário Executivo do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA), psicólogo, doutor em ciências Sociais, coordenador da Cátedra Laudato Si’ da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Juventudes e a crise socioambiental: caminhos para fazer as pazes com o tempo

Por Rocheli Koralewski Cientista social e educadora Mestra em Ciências Humanas Especialista em Juventudes

Celebração de Conclusão do Ano Pastoral

Faça a sua inscrição! Venha celebrar conosco a conclusão do Ano Pastoral 2025! Traga sua vivência, compartilhe momentos de alegria e fortaleça ainda mais nossa caminhada de fé. Inscreva-se já! 18h: Missa 19h: Apresentação do Pastoril de Natal 20h15: Confraternização Traga um objeto, foto etc., que represente sua vivência no Anchietanum neste ano (utilizaremos na […]

Escola dos Afetos integra Eneagrama e espiritualidade inaciana

O quarto módulo da Escola dos Afetos, realizado no Centro MAGIS Anchietanum, refletiu sobre “Morte e Ressurreição” à luz do Eneagrama e dos Exercícios Espirituais